artes gráficas
     

DESENVOLVIMENTO GRÁFICO

O segredo para um belo sorriso de aprovação

O processo de produção gráfica envolve inúmeras etapas e muitas vezes desconsideramos detalhes importantes tais como a satisfação do cliente e a qualidade de um impresso.

Muitas vezes porque entramos num processo puramente mecânico, algo que fazemos todo o dia e de maneira proforma. Diante disso, muitas empresas têm apostado em um novo tipo de profissional responsável pelo desenvolvimento gráfico. Este atua diretamente em todo o processo, desde a negociação com o cliente até a produção e entrega do produto acabado.

Ele deve se lembrar de que nem todos os clientes são iguais. Sendo assim, o desejo de cada um muda e cabe a este profissional entender a importância de se levar em consideração as necessidades do cliente. Para esse profissional, responsável por entender e intermediá-lo à produção, seguem algumas dicas importantes que podem resultar num processo descomplicado, livre de retrabalhos e de satisfação total.

No primeiro contato com o cliente, tente se colocar no lugar dele. Entenda as dificuldades que ele tem para transmitir o que realmente quer como produto final. Auxilie-o para extrair dele o maior número de informações. Envolva-o no processo de maneira sutil e amigável. Analise o projeto, o substrato, as cores, textos e imagens. Para esses fatores, referências, espessura dos textos e resolução são decisivos.

As referências podem ser desde amostras de produtos que já estão em circulação, que o cliente admira ou que a concorrência já produz. Podem ser também escalas de cores como, por exemplo, a escala Pantone, CMYK e RGB. No caso dos textos, é preciso analisar a espessura que estão no arquivo original. Porém, eis ponto mais importante: visualize o produto impresso e acabado numa gôndola de supermercado, num expositor ou numa vitrine e pergunte-se: “O consumidor final entenderá o texto pelo seu tamanho, cor e fonte? Conseguirá ser atraído pelas imagens e layout?”.

Se a sua auto-resposta for negativa, nesse momento, você pode sugerir melhorias para o cliente analisando a situação com ele, expondo os riscos da insatisfação do consumidor final. Seja direto, use de persuasão, porém escolha cuidadosamente suas palavras e o tom como fala. Deixe-o se expressar, ouvindo-o atentamente. Em seguida, exponha como pode ser feito as alterações necessárias, sempre com o acompanhamento e a aprovação dele. Tenha certeza que ele vai reagir de maneira positiva.

Quanto às imagens, essas precisam estar com uma boa resolução. Adote como parâmetro 300 DPI´s para não ter problemas futuros. O ideal é que além de uma boa resolução essas imagens estejam separadas em layers para ajustes na curva de cores durante o processo de retoque e preparação.

Durante a produção, é importante acompanhar os outros profissionais envolvidos, tais como designers, retocadores, agências, bureaus ou clicherias, pois as informações repassadas pelo cliente podem não ter o resultado esperado. Cabe a você corrigir e aprovar, afinal você se comprometeu em fazer algo melhor do que seu cliente tinha em mente inicialmente. O objetivo ao sair com a prova em mãos deve ser apenas colher a assinatura com a aprovação dele, sem restrições, evitando retrabalhos.

Essas dicas são simples e podem resultar num ótimo relacionamento de fidelidade e parceria. Lembre-se que um processo descomplicado no início e tendo como ponto chave a qualidade do produto final, é o segredo para se deixar as portas abertas para futuras produções além de um belo sorriso de aprovação estampado no rosto do seu cliente!

 

deboraDÉBORA HIGINO SODRÉ

É especialista em embalagem na empresa Zaraplast S/A.

 

debora.dhs@gmail.com   www.aprimeiraimpressaoo.blogspot.com.br

 
Artigos Técnicos

 

 

 

 

 

     
     

Novidades

Mídias Sociais

Newslatter

Participe de nossas redes sociais e receba notícias e as melhores vagas de emprego que surgem no setor de criação e produção gráfica.
Quer saber as principais notícias do mercado gráfico? Manter-se informado sobre eventos da área? Cadastre-se e receba nosso mailing.
facebook
twitter

A arte das Artes Gráficas 2013© - All rights reserved