artes gráficas
     

PRODUÇÃO GRÁFICA

O profissional tem que buscar conhecimento (parte 1)

O papel do produtor gráfico dentro de uma agência tem que passar de um mero orçamentista que se reprime na sala dos fundos, para uma pessoa que também opine sobre o atendimento e a parte criativa da empresa.

Já me deparei com muitos produtores que só sabem pedir orçamentos e deixam as gráficas opinarem sobre o seu material, não conhecem tipos de papéis, suas aplicações e nem outros tipos de substratos, uma escala pantone, não sabem pegar em uma trena e tirar medidas ou ao menos fazer uma avaliação técnica de um material.

O produtor gráfico hoje deve estar capacitado para ter uma visão ampla de tudo que está envolvido no processo do “Job” desde o atendimento até a criação. Assim podendo opinar na escolha de material e até mesmos em alguns processos criativos das peças.

O profissional tem que apresentar para o os profissionais de criação qual o melhor aproveitamento de materiais, como fechar corretamente os arquivos e dar as explicações técnicas do material que está sendo utilizado na confecção da peça gráfica.

Só que para isto o produtor tem que falar na mesma língua que as gráficas, buscando informações sobre seus equipamentos e substratos.

São muito poucos produtores gráficos que procuram saber certas informações e, também, as agências não se preocupam com os conhecimentos que estes tipos de profissionais possuem. Atualmente, o profissional gráfico tem que ficar antenado nas novidades e lançamentos de novos materiais, buscando novidades, pois com o advento da era digital as diversidades (opções) são mais do que normais e corriqueiras.

Participar de feiras, palestras, cursos, visitar pontos de vendas e chamar o vendedor gráfico para um café, aprender a abrir e fechar arquivos (bem isto é um assunto para outro artigo) é primordial, já que o dia-a-dia é muito dinâmico.

O produtor gráfico tem um papel muito importante dentro da agência. Não pode ser só ser visto como o “cara” da salinha dos fundos. Mas para isto, o profissional deve se especializar, buscar conhecimento e se mostrar na fila, pois sem ele o criativo não vê o filho nascer e o atendimento não encanta os olhos  de seu cliente.

 

deboraFERNANDO CUSTÓDIO MOREIRA

É Produtor Gráfico freelancer.

 

fc_moreira@hotmail.com

 

 
Artigos Técnicos

 

 

 

 

 

     
     

Novidades

Mídias Sociais

Newslatter

Participe de nossas redes sociais e receba notícias e as melhores vagas de emprego que surgem no setor de criação e produção gráfica.
Quer saber as principais notícias do mercado gráfico? Manter-se informado sobre eventos da área? Cadastre-se e receba nosso mailing.
facebook
twitter

A arte das Artes Gráficas 2013© - All rights reserved