artes gráficas
     

TEORIA DA COR

Cor é tudo igual?

Talvez alguém que tenha sangue nas veias, conscientemente não se atente a esta pergunta, mas nós gráficos, que no lugar do sangue temos tinta magenta, estamos a todo instante observando as cores dos impressos ao nosso redor. Seja numa embalagem, num impresso promocional, editorial ou até mesmo em um panfleto entregue no semáforo.

Mas as pessoas “normais” também sofrem influência das alterações da cor e esta interferência atua diretamente nos nossos desejos e decisões de compra efetuamos.

Mas enfim, será que cor é tudo igual? Será que uma cor verde é verde e pronto?

Para responder estas perguntas vamos entender melhor os fundamentos da cor. Basicamente, uma pessoa enxerga uma cor devido a três fundamentos:

- O observador (a visão humana);
- A iluminação;
- O objeto;

É bastante claro que sem a visão humana não temos percepção da cor e quanto aos outros dois aspectos podemos observar o seguinte

A iluminação num local totalmente escuro é possível distinguir a cor? Não. Sem a incidência da luz sobre o objeto, o olho humano não capta a cor. Cada objeto, ou impresso, contém materiais corantes (pigmentos, por exemplo) compostos por grupos cromóforos que são grupamentos químicos que afetam a absorção/reflexão de luz, originando cores.

No caso da imagem abaixo, identificamos que a utilização de pigmentos diferentes, interfere na obtenção da cor.

Mesmo que o impresso seja de cor verde, o que permite que a cor seja obtida pelo observador, são os grupos cromóforos, que cada cor tem. É a identidade de cada cor. E é por este motivo que temos cores diferentes.

Então, voltando a nossa pergunta. Cor é tudo igual?

Não. Cor não é tudo igual e verde não é tudo verde. Temos infinitas cores verdes, vermelhos, azuis, enfim, infinitas cores.

Apesar de ser fundamental, o iluminante e o observador para percebermos a cor ela existe por si só, conforme suas características físicas e químicas e são recebidas por cada pessoa conforme a alteração da iluminação e pelo próprio observador como já citado.

Qualquer um dos componentes da teoria da cor é fundamental para enxergamos a cor. Sem iluminante, observador e objeto não há cor.

 

deboraLUCIANA RODRIGUES

É Consultora técnica na área de flexografia focada na impressão de etiquetas e embalagens com projetos de redução de custos e melhoria contínua de processos.

luciana.rodrigues431@itelefonica.com.br

 

 
Artigos Técnicos

 

 

 

 

 

     
     

Novidades

Mídias Sociais

Newslatter

Participe de nossas redes sociais e receba notícias e as melhores vagas de emprego que surgem no setor de criação e produção gráfica.
Quer saber as principais notícias do mercado gráfico? Manter-se informado sobre eventos da área? Cadastre-se e receba nosso mailing.
facebook
twitter

A arte das Artes Gráficas 2013© - All rights reserved